Selo Ruído em Eletrodomésticos

 Em Selos

Quem mora em apartamento sabe que o barulho é um dos maiores motivos de reclamações entre os vizinhos. Até por isso, muito condomínios estipulam regras que pretendem controlar um pouco o barulho. Normalmente, é proibido realizar atividades que causem muito ruído em determinados horários como: música alta, reformas, uso de aspiradores de pó e liquidificadores. Com a excesso de barulhos, o Selo Ruído é um facilitador na hora da compra dos eletrodomésticos.

Projeto Silêncio

A poluição sonora é muito presente nas grandes cidades, algo que acaba atrapalhando e diminuindo a qualidade de vida dos habitantes. Pensando nisso, o Ibama criou o Projeto Silêncio que tem o objetivo de “incentivar a fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído quando de sua utilização na indústria, veículos em geral, construção civil, utilidades domésticas etc”.

Dessa maneira, em 1994 foi criada uma resolução que tornou obrigatório a utilização do Selo Ruído nos eletrodomésticos (tantos os produzidos no Brasil como os importados), que causem ruído durante o funcionamento. Hoje, são três equipamentos: secadores de cabelo, aspiradores de pó e liquidificadores.

Este Selo tem o objetivo de oferecer ao consumidor informações sobre a quantidade de ruído (em decibéis), permitindo que ele possa escolher os produtos mais silenciosos na hora da compra.

Como conseguir o Selo Ruído para meu produto?

Para solicitar o Selo Ruído, a empresa deve ter o CNPJ cadastrado no Cadastro Técnico Federal (CTF) em uma das atividades relacionadas à fabricação ou importação de eletrodomésticos. Então o interessado precisa solicitar o Certificado de Conformidade de Potência Sonora ao Organismo de Certificação de Produto (OCP), acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Depois disso, a OCP vai fazer a coleta das amostras, de maneira aleatória, no estoque de produtos acabados. As medições são realizadas pelo Laboratório Nacional de Metrologia ou por Laboratório da Rede Brasileira de Laboratório de Ensaios (RBLE), disponibilizados pelo Inmetro. Se todas as exigências forem cumpridas, a empresa recebe um certificado de conformidade e passa a ter a autorização para utilizar o Selo Ruído.

Selo Ruído - INMETRO

Onde conseguir o Selo Ruído?

A impressão e aplicação do selo nas embalagens dos produtos são de responsabilidade da empresa. Entretanto, existem algumas normas que devem ser seguidas na hora de imprimir o Selo Ruído. É preciso seguir o padrão exigido, com o tamanho correto das fontes e posicionamento das informações.

A Alfaprint é referência na produção de selos, etiquetas e adesivos e tem experiência na impressão de Selo Ruído. Portanto, se sua empresa precisa desse selo, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Posts recentes

Deixe um comentário

Selo Procel - AlfaPrint Etiquetas