Você já ouviu falar em Ribbon? É o material utilizado para realizar a impressão de etiquetas utilizando os mais diversos substratos em impressoras térmicas. Existem 3 principais tipos de ribbon, e para cada substrato utilizado para a impressão de etiquetas, existe um tipo de ribbon recomendado.
Continue a leitura para saber mais informações sobre o ribbon e qual é o mais recomendado para cada tipo de material:
Ribbon de resina
O ribbon é composto por uma película plástica, coberta um dos lados por um dos materiais responsáveis pela realização da impressão. Uma das possibilidades de material para cobrir esta película plástica é a resina, resultando no que é conhecido como ribbon de resina.
O ribbon de resina é recomendado para impressões de etiquetas em materiais sintéticos e plásticos, como por exemplo o BOPP ou o poliéster. Este tipo de ribbon é o mais recomendado para realizar a produção de etiquetas nos materiais citados por conta de seu alto nível de qualidade de impressão e excelente resistência. Geralmente esses substratos são utilizados para produzir etiquetas resistentes, que podem ser submetidas a ambientes úmidos e até mesmo a produtos químicos, sendo necessárias algumas características específicas para garantir durabilidade. Alguns exemplos são: etiquetas automotivas, etiquetas para hospitais, etiquetas para produtos armazenados em baixas temperaturas.
Apesar das vantagens que existem na utilização do ribbon de resina, trata-se da opção de maior custo dentre os tipos de ribbon.
Ribbon de cera
Ao contrário do ribbon de resina, o ribbon de cera é uma opção de menor custo para a produção de etiquetas, uma vez que não apresenta os mesmo resultados em termos de resistência e durabilidade. Por conta da característica do resultado que entrega, o ribbon de cera não é recomendado para a produção de etiquetas em material sintético. Apesar disso, pode se tratar de uma excelente opção para quem deseja imprimir etiquetas em papel offset, apresentando bons resultados na impressão com custos reduzidos.
Alguns exemplos de etiquetas que podem ser produzidas através do ribbon de cera são: etiquetas de sinalização, etiquetas de inventários, etiquetas para produtos farmacêuticos, entre outros.
Ribbon misto
O ribbon misto é a opção que se encontra no meio termo entre as duas opções citadas anteriormente. Assim como o nome já sugere, trata-se do resultado da mistura entre a resina e a cera para obter um resultado, em termos de qualidade, melhor do que a impressão com ribbon de cera, e um pouco inferior ao resultado obtido através do ribbon de resina.
Alguns exemplos são: etiquetas para gôndolas de lojas e supermercados, etiquetas de advertência, entre outras.