Em Rótulos

informações obrigatórias rótulos de alimentosQuando estamos no supermercado e vemos centenas de produtos alimentícios nas prateleiras, com centenas de rótulos diferentes, buscamos aquele que é mais chamativo, mais bonito e que, aparentemente, oferece uma boa relação de custo/benefício. E é para chamar a atenção que os produtos ficam arrumados para expor sempre a parte da frente do rótulo.

Entretanto, ainda existe o lado de trás do rótulo, onde normalmente ficam boa parte daquelas informações mais técnicas sobre o produto. E é justamente sobre elas que a Alfaprint vai falar neste artigo. Você sabe dizer quais informações são obrigatórias nos rótulos de alimentos? Se não sabe, nós vamos contar tudo para você.

Tabela Nutricional

A tabela nutricional é uma das informações mais importantes. Com ela, o consumidor pode avaliar a qualidade do alimento, seu valor calórico e a quantidade de sódio, por exemplo. Com a tabela nutricional em mãos, também fica mais fácil comparar um produto com outro similar e avaliar qual deles tem uma composição mais saudável.

Entretanto, existem alguns alimentos que não precisam de tabela nutricional, como é o caso dos produtos in natura como carnes, frutas e verduras e especiarias.

Lista de Ingredientes

A lista de ingredientes também é um elemento muito importante no rótulo dos alimentos. Principalmente para quem tem restrição alimentar. Com a lista de ingredientes as pessoas que precisam seguir uma dieta podem identificar a quantidade de açúcar e sal (diabéticos e hipertensos) e glúten (celíacos), por exemplo. Também é possível verificar a quantidade ingredientes sintéticos – estabilizantes, conservantes, corantes, emulsificantes etc., – que são adicionados nos alimentos.

Informações do Fabricante

Essas informações nos ajudam a entender qual é procedência dos alimentos. Ou seja, por quem e onde eles são fabricados. Por isso, é obrigatório ter informações como razão social do fabricante, seu local de origem (município, país e endereço completo), número do lote de fabricação para rastreio, data de validade e contato com o fabricante.

Conteúdo Líquido

Essa é uma das informações que o consumidor mais fica atento ao comprar um produto para saber qual é quantidade que vem na embalagem. Afinal, a quantidade das embalagens não são padronizadas. Isso ajuda a comparar os preços. Por exemplo, duas barras de chocolate custam o mesmo preço, mas uma pesa 100g e outra 90g. Lembrando que a quantidade pode ser indicada por massa (kg ou g) e volume (L ou l).

Na Alfaprint nós ficamos atentos a todas essas obrigatoriedades na hora produzir rótulos de alimentos para nossos clientes. Entre em contato e solicite seu orçamento.

Posts recentes

Deixe um comentário

verniz de alta resistência