O cold foil, que também é conhecido como cold stamping ou estampagem a frio, pode ser considerado um parente de uma outra técnica mais conhecida e mais antiga chamada hot stamping. A principal diferença entre as duas técnicas, como o nome já diz, é a temperatura necessária para a realização de cada uma delas, já que o hot stamping necessita de toda uma tecnologia relacionada com o calor para que seja possível aplicar o filme, enquanto que o cold stamping dispensa essa necessidade especial.
Quer saber mais sobre o cold foil, como funciona a técnica e quais são os seus principais diferenciais? Continue a leitura do artigo:
Como é realizado cold foil/ cold stamping
Assim como no caso do hot stamping, a técnica do cold foil necessita de um filme específico, que pode ser metalizado em diferentes cores ou até holográfico. Essa película é aplicada através de uma preparação prévia do material, que recebe uma camada de verniz apenas na área que se deseja aplicar o filme especial, e após uma prensagem da película contra o material, a mesma se fiz apenas na área em que o verniz foi aplicado.
Principais diferenciais do cold foil
Trata-se de uma técnica de acabamento que agrega muito valor ao material impresso, trazendo um ar de sofisticação e elegância. Uma das principais vantagens de optar por utilizar o cold stamping para o acabamento é o custo-benefício que costuma ser melhor do que o do hot-stamping, provavelmente por conta de uma outra vantagem, que está relacionada com a maior facilidade de produção. Outra vantagem que vale a pena ser citada é a possibilidade de produção também em pequenas tiragens.
Cold foil ou cold stamping em Curitiba
Para realizar a impressão de materiais com acabamento realizado em cold foil (ou cold stamping), conte com os serviços da Alfaprint! Aqui você encontra diversas possibilidades em termos de impressões, materiais, formatos e acabamentos, tudo para possibilitar a produção de materiais impecáveis para sua empresa! Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais informações.